Trabalho de Literatura

Grupo: Alex Fabian, Victória Maggessi, Carolina Natalie, Leonardo Carvalho, Gabriel Jorge e Karlson Florêncio.
Série: 1º Ano "A" (Ens. Médio)


quinta-feira, 26 de maio de 2011

Artigo de Gabriel Jorge


     Eu, na minha opinião, achei que nas suas aventuras no Brasil e nas tribos dos nativos, Hans Staden destacou a antropofagia e o caracterizou de forma tão agressiva como se possa imaginar, mas utilizando o eufemismo deixando-o mais poético. Ele contava minuciosamente os detalhes do ritual antropofágico utilizado pelos índios na qual se tornava uma tradição que passava de geração em geração.

      O ritual passava por varias etapas desde a preparação do inimigo capturado ate a sua execução. Um dos fatores que me chamou muito a atenção foi que os capturados, segundo Staden, não demonstravam medo da morte, alias, preferia-se morrer em nome da tribo mostrando a força e coragem dos seus guerreiros, e, se ele fujisse seria morto do mesmo jeito pela sua própria tribo porque seria um desrespeito muito grande para os outros componentes da tribo.
       Resumindo, Hans Staden foi muito importante na história brasileira pois além de contribuir bastante para a literatura de informação, seus textos são muito claros e fáceis de compreender, fazendo com que todos que lerem seus textos poderão saber o que acontecia nas tribos nativas antigas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário